PROFESSOR ÁGUA: O MUSICAL
Uma Comédia Ecológica
Sabetai Calderoni
SINOPSE
A peça conta com 6 personagens: o Professor Água, o Aluno dele; uma moça que carrega uma lata d'água na cabeça; um Peixe-palhaço; o Rei das Águas e a Princesa, filha dele.
O Roteiro descreve a trajetória do Professor Água e de seu Aluno na tentativa de solucionar os problemas de indisponibilidade, desperdício e poluição da água. São discutidas as causas e soluções desses problemas e seguem em uma aventura de luta contra os responsáveis por esses prejuízos, liderados pelo Rei das Águas e pela Princesa, sua filha.
Nessa saga, o Professor Água e seu aluno aliam-se a uma moça que diariamente vai buscar água em local distante com a lata d'água na cabeça. Surge também um personagem inesperado, um Peixe-palhaço, para ajudar a resolver o problema da poluição dos oceanos.
Há uma luta pela água e a batalha é vencida pelos que preservam.
Desenrola-se um triângulo amoroso que tem um desfecho no final da peça.
Manifestações populares exigem mudanças e o bem triunfa ao final com a união de todos celebrada em um cântico de esperança que constitui o epílogo apoteótico do espetáculo.
Há um grupo de 6 bailarinos que atuam em papéis variados, ora representando alunos do Professor Água, ora participando da Guarda Real, ora atuando como pessoas que carregam uma lata d'água na cabeça em busca de água em um chafariz.
A condução do espetáculo tem um caráter cômico, buscando, ao mesmo tempo, informar, divertir e ensinar. As letras versam sobre temas ligados à água com finalidade informativa e pedagógica.
O Musical tem a duração de 95 minutos e se destina a públicos de todas as idades. Participam atores-cantores, bailarinos e orquestra em um total de 40 artistas.
Entre as questões focalizadas no Musical estão a falta d'água, o desperdício da água da chuva, as enchentes, a devastação das florestas, e a poluição de rios e oceanos, especialmente pelo lançamento de lixo e esgoto nesses corpos hídricos.
O Musical apresenta 12 números musicais com orquestra ao vivo. As letras, todas originais, foram compostas sobre músicas consagradas mundialmente e grandes clássicos de autores brasileiros.
As letras temáticas utilizam três árias de óperas famosas - Carmen, La Traviata e Barbeiro de Sevilha.Há também duas músicas de grandes compositores eruditos brasileiros - Guerra-Peixe, autor de Mourão e Alberto Nepomuceno, autor de O Garatuja. Um dos pontos altos do espetáculo é a apresentação da Ode à Alegria, da Nona Sinfonia de Beethoven.
As letras utilizam também versões de composições eruditas e versões orquestrais de três grandes clássicos do cancioneiro popular brasileiro: Aquarela do Brasil, Tico-tico no Fubá e Luar do Sertão.
O texto com os diálogos entre os personagens e as letras de todas as músicas são de autoria de Sabetai Calderoni que também fez a seleção musical e compôs as músicas CHUVA e A HUMANIDADE.
Este Musical é inspirado no personagem Professor Água, criado pelo Professor Everton de Oliveira que produziu dezenas de vídeos com um minuto de duração sobre questões ligadas à água. Esses vídeos se tornaram um grande sucesso mundial e já contam com gravações também em inglês e espanhol, sendo divulgados com legendas em vários outros idiomas.